terça-feira, 20 de julho de 2010

Baianos lançam livro coletivo na Bienal de São Paulo

Fonte: GalinhaPulando

O livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2009” é o resultado de um concurso realizado em 2009. Foram mais de 600 poetas inscritos e 133 selecionados para participarem da publicação. A obra coletiva será lançada durante a 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Feiras do Anhembi. Dentre os poetas estão 27 baianos, além de portugueses e um americano.
Renata Rimet, paulista de nascimento e baiana por adoção estreia na Bienal com o poema. “Apenas um conselho”, indicando como cuidar do amor. Rimet publicou em 2009 a coletânea “Um Pouquinho”, resultado da sua inspiração diária, seja em poesia, micro conto, acróstico; o livro é uma miscelânea de pensamentos, fatos e situações que nos levam à reflexão. Em nenhum momento propõe respostas, apenas evidencia possibilidades…
Um Pouquinho foi idealizado a partir do projeto Fala Escritor, do qual Renata faz parte, que reúne poetas e escritores todos os meses em livrarias de Salvador. A poetisa tem formação superior em Administração, mas sua vocação mesmo são as letras. Por isso já frequenta um novo curso, de Letras. Além de dona de casa, é voluntária em projetos sociais. Da maior feira do livro do país, Renata espera fazer novos amigos, conhecer facilidades e dificuldades do universo literário e “interagir com uma infinidade de pessoas que respiram o viciante gosto pela leitura… Existe coisa melhor”?, questiona. Além disso, ela revela a alegria em retornar à cidade natal.
Outra poetisa meio-baiana e meio-mineira que viaja a Sampa é Cymar Gaivota. Membro Correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras (Tijucas-SC), nascida no interior de Minas Gerais em 1965, Lucymar Soares foi morar na Bahia, no distrito de Argolo. Atualmente cursa Jornalismo e atua em movimentos culturais de Salvador-BA como o Fala Escritor, o Alma Brasileira e o Galinha Pulando. Cymar participa do livro “Antologia do Amor – 2010”, que também será lançado na bienal. Este livro tem contracapa de Renata Rimet.
Valdeck Almeida, organizador do prêmio literário, acalentou a ideia do concurso desde seus 12 anos de idade, quando teve o primeiro contato com a poesia de Drummond, Castro Alves, Augusto dos Anjos e os cordéis escritos por vários gênios da literatura popular nordestina. Há 32 anos Valdeck compõe poemas e se aventura pelo mundo dos contos e crônicas.
O primeiro livro-filho de poesias, “Feitiço Contra o Feiticeiro”, no entanto, só veio à luz após vinte anos de gestação. Foi parido, parto normal, e caminha até hoje por este Brasil a fora.
Valdeck Almeida de Jesus sabe o que correr atrás de editoras e receber não como resposta. Não queria que outros poetas tivessem a mesma falta de sorte. Por isso, criou o “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”, que dá oportunidade a gente do mundo inteiro.

Outros lançamentos:
Além do lançamento citado acima, Valdeck Almeida lançará a coletânea “Antologia do Amor – 2010” e o livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Contos LGBT’s” (este livro homenageia ao escritor e jornalista Jean Wyllys). Todos os três livros têm capas ilustradas com obras do artista plástico baiano Ed Ribeiro

Título: “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2009” – poesias

Org. Valdeck Almeida de Jesus
Editora: Giz Editorial
Páginas: 215
Onde comprar: Giz Editorial (on-line) ou direto com o organizador.

Serviço:
21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010
Data: 12 a 22 de agosto de 2010, das 10 às 22 horas
Local: Parque de Exposições Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1209- Bairro Santana – São Paulo-SP

Um comentário:

jorginho da hora disse...

Fico feliz com esta noticia, não só pelos baianos, mas pela poesia em geral, pois quando esses projetos acontecem, ganhamos todos.
Ah, toda vez que pintar aqui, vou deixar um haikai de lembrança. Espero que não vejam isso "com maus olhos". Ha,ha,ha

Sob as estrelas
da quimera, ele e ela
num beijo de novela

Postar um comentário